Compartilhando vida
CEAD organiza Campanha de Doação de Sangue
em 14/2/2019 - 12:6

Cada novo minuto é decisivo para quem anseia pela vida e precisa de transfusão de sangue para sobreviver e, também, é desafiador para quem luta para manter os estoques de sangue abastecidos. Pensando em contribuir com a causa, na manhã desta quinta-feira (14), funcionários e funcionárias do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD / UFPI) participaram da campanha ‘Fevereiro Solidário’.

A ação teve como objetivo propiciar a doação de sangue e foi realizada em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), tendo como lema “Voluntários Sangue Bom”. “Uma das melhores atitudes que o ser humano pode tomar é a decisão de ajudar o próximo. E, foi com esse intuito, que abraçamos a causa, contribuindo com uma demanda tão urgente e necessária”, destaca Gildásio Guedes, diretor do CEAD.

 

 

Entre as doadoras esteve Samara Dias que, após não poder realizar outra doação, decidiu persistir e aproveitar a campanha. “Minha vizinha necessitou de doação, mas no dia não pude ajuda-la, pois me recuperava de um acidente que sofri. Na campanha do CEAD enxerguei uma segunda chance de contribuir. Me sinto feliz, pois sei que com esse gesto, contribuo para salvar vidas”, destaca a funcionária que compõe o setor logístico de Química.

 

 

Segundo o Ministério da Saúde (MS) a doação de uma pessoa pode beneficiar até quatro indivíduos. “Ficamos felizes em receber as pessoas que compõe o CEAD para a realização desse gesto solidário. É muito importante que grupos organizados se reúnam e venham ao Hemocentro realizar a doação em prol de salvar vidas”, agradece Susanne Rocha, supervisora em capacitação de doadores do Hemopi.

Entre os critérios para ser doador, estão: ter entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável); ter idade máxima de 60 anos para a primeira doação; possuir peso superior a 50 Kg; estar alimentado; apresentar documento com foto, expedido por órgão oficial.

 

 

“É importante organizarmos campanhas em prol de outras pessoas. Na primeira, realizamos doações à Casa de Repouso para Idosos Manaim. Nesta, pensamos em contribuir com uma causa tão urgente: a doação de sangue. Agradecemos cada um que abraçou a causa”, conclui Ada Lacerda, idealizadora da campanha e membro da Coordenação do Curso de Pedagogia do CEAD / UFPI.

 

 

 

 

 

 

 


Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI